quinta-feira, 6 de junho de 2013

Robert Plant: carreira solo inspirada em John Paul Jones



Robert Plant inspirou-se no colega de banda no Led Zeppelin, John Paul Jones, em seus esforços para manter sua carreira seguindo em frente.

O cantor diz que compos bastante no ano passado com vistas a tirar o melhor do som de sua voz nos dias de hoje.

Ele atualmente está fazendo turnê com a Sensational Space Shifters após excursões com a Band Of Joy, Alison Krauss e The Strange Sensation; e diz que seu próximo projeto terá por base “algo que evoca uma forma britânica de ser”.

Plant disse ao LA Weekly: “Eu gosto do som da minha voz – não é o mesmo de anos atrás. Eu não sou mais um castrato, mas aprendi a lidar com isso e fazer com que soe bem”.

Ele diz que sua principal motivação é “o som de um novo projeto; o som do desenvolvimento da música” e acrescenta: “ao longo dos anos eu vi todos esses artistas que eu respeito, que são capazes de criar todos esses amálgamas com outros artistas. Eu vi a forma como o John Paul Jones trabalhou em sua vida. Eu tenho grande respeito por ele.

Ele está no decorrer da composição de uma ópera nesse momento, e as pessoas estão levando a sério como compositor nessa modalidade clássica. Mas ele também é capaz de tocar no Them Crooked Vultures e tocar mandolin com Seasick Steve”.

A lição que Plant tirou de Jones: “É bom seguir em frente e continuar a sorrir”.

O Led Zeppelin reuniu-se pela última vez no fim de 2012 para receber o Kennedy Center Honors nos E.U.A., ocasião em que o Heart apresentou uma versão da Stairway To Heaven com a participação de Jason Bonham.

Plant recorda: “Eu simplesmente não conseguia acreditar que aquela música tem algo a ver com esse homem de 64 anos que estava sentado ao lado de John Paul Jones. Eu pensei comigo, ‘Esse sou eu – como isso foi acontecer?’”

Enquanto isso, Jones noticiou que ele está trabalhando com alegria em seu projeto de ópera – e que é nisso que ele estará focado no próximo ano, apesar da vaga referência de Plant à possibilidade de uma reunião do Led Zep.

“Eu estou na metade do primeiro ato”, disse o multi-instrumentista. “Estou prestes a descobrir quais são os desafios. 2014 está cheio de opera para mim, nesse momento”.

Foi revelado recentemente que o ex-presidente dos E.U.A. Bill Clinton foi convencido por uma fundação de caridade a pedir ao Led Zep que se reunisse – e eles recusaram.


Esta é uma matéria de autoria de Martin Kielty para o classicrockmagazine.com disponível aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário